top of page

Dicas e Curiosidades

FAQ BÁBA TOUR

Bába Tour te ajuda a esclarecer suas dúvidas e curiosidades.

Afinal queremos que você viaje sem dúvidas e bem tranquilo.

Bora Viajar?

​Bába Tour sua Viagem com mais Glamour!

Bandeira Atual do Líbano.jpeg

Líbano

(FAQ)

  • A JORDÂNIA É UM PAÍS SEGURO PARA VIAJAR?
    Ofuscada pelo vizinho Israel, a Jordânia é um destino completo e seguro, com atividades turísticas que vão desde passeios culturais por sítios arqueológicos até excursões pelo deserto e atividades de mergulho!
  • PRECISO DE VISTO?
    É necessário visto, a partir do dia 20 de abril de 2023, não será mais possível a obtenção de visto em aeroportos e outros pontos de entrada na Jordânia por cidadãos brasileiros (e de outros países), sendo necessária a obtenção de vistos previamente a eventual viagem a este país. O processo para a solicitação de visto para ingresso na Jordânia será inteiramente eletrônico - por meio de serviço recém inaugurado pelo Ministério do Interior, que pode ser acessado por meio do link https://eservices.moi.gov.jo.
  • TEMPERATURA LOCAL
    · CLIMA, · De junho a agosto, praticamente não há chuvas, mas a temperatura pode facilmente alcançar os 40°C, com ventanias capazes de ocasionar tempestades de areia. Vale mencionar que o norte montanhoso do país absorve a maior parte das chuvas, com um clima mais ameno, enquanto o sul tende a ser mais quente conforme se aproxima do litoral. · A capital Amã tende a ser confortável mesmo nos meses mais quentes do ano, com máximas de 32°C de junho a setembro. Já nos meses de inverno, que vão de dezembro a fevereiro, a temperatura pode cair para abaixo de zero durante a noite e não raramente neva! Isso mesmo: neve em pleno Oriente Médio! · Para quem deseja visitar o Mar Morto ou mergulhar nas praias do Mar Vermelho, a melhor época vai de setembro até o início de novembro, quando a água está morna e a vida marinha abundante. Evite ir em julho, pois o calor excessivo pode prejudicar sua experiência no litoral jordaniano. Janeiro - 3°C / 12°C / 80 mm-Fevereiro - 5°C / 13°C / 74 mm-Março - 6°C / 16°C / 64 mm-Abril - 9°C / 22°C / 17 mm-Maio - 12°C / 27°C / 5 mm-Junho - 15°C / 30°C / 0 mm-Julho - 17°C / 31°C / 0 mm-Agosto - 18°C / 32°C / 0 mm-Setembro - 15°C / 30°C / 0 mm-Outubro - 13°C / 26°C / 7 mm-Novembro - 9°C / 20°C / 34 mm-Dezembro - 5°C / 14°C / 69 mm. * Com dados do climate-data.org.
  • MOEDA LOCAL
    DINHEIRO NA JORDÂNIA ·A moeda oficial da Jordânia é o Dinar Jordaniano (JD), disponível em notas de 1, 5, 10, 20 e 50 dinares. Desde 1995, a moeda possui uma cotação fixada em 1 JD para U$ 1,40 (ou seja, U$1 compram 0,70 JD). ·Cartões de crédito e caixas eletrônicos, Cartões são aceitos pela maioria dos hotéis, mas raramente em restaurantes ou lojas mais simples. Alguns comércios podem cobrar uma pequena taxa extra de 1% nas transações. Em algumas atrações turísticas, os ingressos podem ser pagos com cartão, geralmente em um guichê separado. ·Caixas eletrônicos estão presentes nas grandes cidades, com limite máximo de 250 JD por saque. Geralmente o valor é emitido em notas de 20 e 50 JD, consideradas de alto valor. Note que alguns caixas cobram uma taxa de 2 a 3,5% sobre o valor de saque ou uma taxa única de saque (ex: 5 JD), a ser informada na tela antes da confirmação do procedimento. ·Troca de dinheiro, Casas de câmbio e bancos são facilmente encontrados nas principais cidades, onde a troca de dinheiro pode ser feita mediante apresentação do passaporte. Tenha em mente que, por motivos comerciais, a cotação ofertada apresentará uma ligeira diferença entre a cotação oficial fixa de U$1 para 0,70 JD.
  • PRECISO DE VACINA?
    O Jordânia não exige, atualmente nenhuma vacina para entrada no país, contanto sugerimos que se certifique que estejam em dia com suas vacinas regulares como: Covid 19 Hepatite A e B Febre Tifoide Sobre o Covid: Atualização das informações próximo a data da viagem. Lembre-se que não é porque não precisa de vacina para entrar que o seu país não vai exigir para sair ou voltar, certifique-se junto à entidade local responsável sobre a necessidade de vacinas para este destino.
  • SOBRE AS VESTES
    ·Vestes e Costumes, Como todo país muçulmano, a Jordânia tem costumes fortemente ligados à religião e isso requer atenção especial dos viajantes a fim de evitar gafes. Fique atento! ·O véu sobre a cabeça para mulheres não é obrigatório. Você verá muitas jordanianas andando livremente com os cabelos à mostra, graças ao posicionamento liberal do país, que se orgulha do seu papel progressista no mundo árabe. No entanto, seu uso pode ser solicitado ao visitar templos religiosos ou casas mais conservadoras. Respeite.
  • POLÍTICA ALFANDEGÁRIA
    Importação gratuita • 200 cigarros ou • 25 charutos ou • 200 gramas de tabaco para cachimbo • 1 litro de bebidas alcoólicas • 2 frascos de perfume • Bens pessoais legais até JOD 50 • Uma quantidade ilimitada de moeda local pode ser importada para o país, desde que não seja convertida em moeda estrangeira ao sair do país. Não há limite para a quantidade de moeda estrangeira que pode entrar no país, desde que seja declarada na chegada, embora a moeda israelense seja ilegal. • Moeda local igual a JOD 300 pode ser exportada para fora do país. Somas de dinheiro estrangeiro iguais ao valor declarado na entrada podem sair livremente do país. Entrada • Drogas ilegais • Facas, armas e munições – a menos que permissão tenha sido obtida • Plantas e produtos vegetais – a menos que permissão tenha sido obtida • Frutas e vegetais frescos – a menos que tenha sido obtida permissão • Carne e produtos de origem animal – a menos que permissão tenha sido obtida • Moeda israelense • Dinheiro e bens falsificados • Material pornográfico Restrito • Todas as armas e munições importadas para o país necessitarão de autorização do Ministério do Interior/Direcção de Segurança Pública. • A carne fresca e os produtos lácteos necessitarão de uma licença do Ministério da Agricultura. • Quaisquer frutas e vegetais frescos que entrem no país precisarão de permissão da Agricultural Marketing Corporation • Todos os cães e gatos importados para o país terão de ser acompanhados por um certificado veterinário de saúde e de inoculação antirrábica. As aves só podem entrar no país se receberem permissão do Ministério da Agricultura da Jordânia.
  • FUSO HORÁRIO
    Horário Padrão da Europa Oriental. Fuso horário em: Amã Jordânia (GMT+2) 6 horas a mais em relação ao horário de Brasília.
  • DADOS GERAIS
    "Nome oficial: Reino Haxemita da Jordânia. Gentílico: jordaniano. Extensão territorial: 89.318 km². Localização: Oriente Médio. Capital: Amã. Clima: árido. Governo: monarquia constitucional parlamentarista. Divisão administrativa: 12 governadorias. Idioma: árabe.
  • CULTURA, IDIOMA E RELIGIÃO
    "Cultura da Jordânia Os aspectos religiosos apresentam grande influência sobre a constituição da cultura da Jordânia, que é um país de maioria islâmica. As tradições culturais do passado histórico da Jordânia também refletem no seu mosaico cultural de tradições e costumes, misturando-se com os elementos do período contemporâneo. O árabe é o idioma oficial do país, sendo a sua população constituída por jordanianos e povos de diversas outras origens, como sírios, palestinos, egípcios e iraquianos. A cidade de Amã é considerada o seu centro cultural. As tradições religiosas são bastante respeitadas no país, o que compreende desde o código de vestimenta até as datas importantes, como o Ramadã. O país apresenta uma história muito antiga nas artes visuais, como a pintura, e também na arquitetura. A gastronomia jordaniana oferece muitos sabores tradicionais da culinária árabe. Um dos pratos típicos do país se chama mansaf, que consiste em carne de cordeiro, molho feito de iogurte e pão fino." Religiões: islâmica (oficial): 97,1%; religiões cristãs: 2,1%; outras: 0,8%." Datas religiosas e feriados, Tenha em mente que sexta-feira é considerado o dia de folga nos países muçulmanos. Por isso, sábados e domingos são dias normais de trabalho na Jordânia. Algumas datas comemorativas variam a cada ano por conta das diferenças entre o calendário muçulmano e o ocidental, e o ideal é pesquisar sobre elas antes de marcar sua viagem. ·Evite usar a mão esquerda. Ao longo de anos vivendo na aridez deserto, os beduínos e outros povos árabes tiveram que aprender a lidar com a escassez de água. A mão esquerda é considerada "impura" na etiqueta local, já que é utilizada para tarefas de higiene pessoal. Ao cumprimentar alguém, comer (com as mãos ou talheres) ou até entregar alguma coisa, use sempre a mão direita. "Curiosidades sobre a Jordânia O ponto de menor altitude do mundo fica na Jordânia. Trata-se da depressão do mar Morto, situada a 431 metros abaixo do nível do mar. O ponto culminante da Jordânia fica no monte Jabal Umm ad Dami, a 1.854 metros de altitude. A expectativa de vida no país é, atualmente, de 76 anos. O litoral da Jordânia possui apenas 26 quilômetros de extensão. Existem mais de 100 mil sítios arqueológicos na Jordânia. Amã, capital da Jordânia, foi fundada no ano de 7.250 a.C. Trata-se de uma das cidades mais antigas do mundo." Veja mais sobre "Jordânia" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/jordania.htm
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS
    Energia Elétrica: (Voltagem é de 220V.), (Tomadas de 2 e 3 pinos, 20A.) Internet: É possível comprar chip só de internet ou de linha com internet. Sigla do Aeroporto de Beirute: (AMM) – Aeroporto Internacional Rainha Alia Sobre Seguro Bagagem e Saúde: Fazer conforme sua preferência. Acessórios Opcionais: Mochila, carregador portátil, carregador de celular, chapéu, protetor solar. Remédios: levar remédios da sua preferência e de uso Contínuo.
  • GASTRONOMIA
    Comida da Jordânia Na Jordânia, tudo começa e termina em chá. Sente-se sem pressa e desfrute da hospitalidade jordaniana. Tomar chá quente no meio do calor do deserto de repente se tornará algo comum. E incrivelmente saboroso! Apaixonados por comida árabe não terão do que reclamar. O país oferece uma grande variedade de pratos típicos em porções generosas e preços modestos. A tradição beduína de comer muita carne — especialmente de cordeiro — é uma constante nos principais menus, que também não abrem mão do arroz com açafrão, legumes e picles, especialmente pepino, cebolinha, cenoura e couve-flor conservados no vinagre. O falafel é um lanche comum em todo o país e fácil de ser encontrado, sempre acompanhado de um delicioso homus a base de grão-de-bico, pastoso e suculento. Quem passar pela capital Amã não pode deixar de visitar o Restaurante Hashem, desde 1956 produzindo o melhor falafel da cidade. Com sorte, é possível até mesmo encontrar o rei do país, que costuma sempre fazer uma refeição no local. Acredite, o prato principal não custa mais que 2 JD. Os acampamentos beduínos não são apenas famosos pela experiência que proporcionam no deserto, mas também pelos banquetes oferecidos. À noite, espere ser servido com um jantar tradicionalmente preparado no chão. Isso mesmo: basicamente um buraco na areia em que a comida é levada ao fogo e assada ao ponto. As refeições costumam ser partilhadas em clima de festa e não raramente consumidas com a mão — surpreendentemente sem um grão de areia! Só não se esqueça de comer sempre com a mão direita, saiba mais lendo sobre os costumes da Jordânia. Doces e sobremesas regionais serão uma constante. Não deixe de experimentar o kanafeh, torta de queijo com pistache, absolutamente imperdível. Tente não rir quando um jordaniano simpático oferecer, de bom grado, "a bebida típica da Jordânia, somente encontrada aqui". É caldo de cana. Muito gostoso por sinal, mas apenas caldo de cana :) Geralmente a oferta costuma surpreender mais turistas europeus e americanos. Num dos países com maior produção de azeitona preta e tâmara do mundo, espere encontrá-las com muito mais frequência do que em outros países, até mesmo no café da manhã. Frutas secas em geral são muito baratas nos mercados a céu aberto, separe um espaço para levá-las na mala!
bottom of page